top of page

05/06/2013

Isabella Ortiz e Luana Castilho

Processos psicológicos: Conduta e Comportamento
 

   A conduta é a forma como os homens se comportam na sua vida e nas suas ações. Portanto, a palavra pode ser usada como sinônimo de comportamento. Neste sentido, a conduta refere-se às ações das pessoas em relação ao seu meio envolvente ou ao seu mundo de estímulos.
   O comportamento das espécies é estudado pela etologia, que pertence tanto à biologia como à psicologia experimental. Para a psicologia, o conceito só se aplica relativamente a animais dotados de um sistema cognitivo suficientemente complexo. Nas ciências sociais, por outro lado, a conduta inclui aspectos genéticos, culturais, sociológicos e econômicos, para além dos aspectos psicológicos.

   Os processos psicológicos básicos são derivados da relação de interação entre os processos inatos e adquiridos sem o convício com o meio, numa troca constante de experiências e vivências, o ser humano não é capaz de desenvolver nenhum dos seus processos psicológicos básicos.

Metodologicamente, a psicologia costuma dividir essas funções mentais em vários segmentos funcionais. Estes eventos básicos da mente são:
 

  • Consciência
  • Motivação
  • Percepção
  • Inteligência
  • Memória
  • Pensamento e Linguagem

     Apesar desta distinção entre eles somente compreendendo a relação de influência mutuam entre eles é que é possível compreender a dinâmica da mente. Todos eles interagem e atuam em conjunto com os demais processos, numa medição permanente com o meio. Considerando uma situação hipotética frente a uma emoção de medo. Ela envolverá vários eventos interconectados, por exemplo:
                                     ‘’Enxergar-se a frente de um homem portando um revolver’’
 

    Ocorre o despertar de uma sensação Acontece, então, a interpretação desta sensação (neste caso um estimulo visual) através da Percepção. Utiliza-se a atenção seletiva para se focalizar a consciência em apenas este aspecto limitado da totalidade das experiências que estão sendo vivenciadas (foco no homem armado). Há o resgate da memória que irá fornecer, baseada nas experiências anteriormente vivenciadas, uma pista se esta situação em particular é perigosa ou não. Este resgate será seguido por uma avaliação cognitiva, através dos pensamentos sobre o que estamos focados. Este pensamento estará totalmente relacionado a linguagem, que é a forma representativa que o ser humano utiliza para dar significado as experiências do mundo.Segue-se, então, a necessidade de segurança, que será também interpretada dando origem a um impulso que busca a satisfação e equilíbrio, no caso, proteção. Este conjunto de reações levará a uma resposta comportamental adequada à situação como, por exemplo: Sair correndo (ou ficar paralisado), que completará, então, o ciclo da motivação.



Referências bibliograficas :

http://conceito.de/conduta



FERREIRA Jr. Jairo. processos básicos do comportamento; 2006

bottom of page